
Muitas vezes, focamos tanto no resultado, que esquecemos de escolher o melhor caminho para alcançá-lo, principalmente em tempos que tudo parece resumir-se a um passo a passo simplificado ou a um desafio de poucos dias.
Estabelecer metas é importante para monitorar os resultados. Mas, antes de cumpri-las, é fundamental perceber se elas realmente fazem sentido e vão contribuir para a sua evolução e felicidade. Caso contrário, o resultado pode ser danoso!
Por exemplo: estabelecer um número de páginas para serem lidas diariamente, uma quantidade de palavras memorizadas em outro idioma ou quantos quilos deve-se perder em uma semana pode parecer simples, mas nem sempre é tão fácil. Prova disso, é o número de pessoas que começam a jornada, mas a abandona ao longo do caminho.
É importante considerar o processo: a leitura não se resume a percorrer as linhas escritas decodificando o que está escrito. É importante sentir, processar, refletir, interpretar, compreender… O que é mais importante: ler bem ou ler rápido? Pode ser até possível perder muitos quilos em pouco tempo, mas qual o resultado dessa escolha para a sua saúde? E quando se fala em outra língua então… A fluência em um idioma vai muito além de traduzir o que é dito.
É assustador como tudo tem sido colocado de forma tão imediata, sem considerar o processo e a importância de tomar boas decisões para lidar com a constância, os desafios, os revezes e a desmotivação.
Então, tome cuidado com suas escolhas e, principalmente, tenha cautela ao escolher quem está acompanhando a sua jornada. Quantos “influenciadores” apresentam-se como especialistas, mas não tem conhecimento, formação e/ou experiência necessária para assumir uma missão tão importante. Ser guiado por alguém só será realmente proveitoso quando Sempre privilegie a qualidade e aproveite o processo.
